Os escritórios de contabilidade lidam com uma grande quantidade de dados – clientes e funcionários – diariamente. As empresas precisam hoje garantir que seus sistemas sejam robustos o suficiente para atender aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e que os dados sejam protegidos de acordo com as disposições da nova lei, que entrou em vigor em setembro de 2020.
Para determinar se as operações estão em conformidade com a lei de proteção de dados, as empresas podem precisar realizar uma auditoria em seus atuais processos de negócio para identificar se e onde estão aquém dos padrões da LGPD.
Ao não cumprir os requisitos da LGPD, os escritórios de contabilidade ficam sujeitos a penalidades que podem variar entre 2% do faturamento global anual, a suspensão das atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pela empresa ou uma multa de até 50 milhões de Reais.
À medida que os contadores se posicionam como consultores estratégicos para os clientes, a LGPD se torna uma oportunidade para as empresas demonstrarem aos clientes que podem manter e processar informações com segurança de acordo com os requisitos que foram definidos e que a proteção dos dados do cliente é uma prioridade.
Como resultado, os clientes tendem a ver seus contadores como profissionais de confiança a quem podem confiar dados comerciais e pessoais, e com quem podem fazer parceria para impulsionar seus negócios.
Firewall como serviço: tecnologia aplicada a proteção de dados
Seguindo o conceito de Hardware as a Service (HaaS), o Firewall como serviço é um modelo de aquisição semelhante ao leasing ou licenciamento em que o hardware que pertence a um provedor de serviços (MSP) é instalado no local do cliente e um acordo de nível de serviço (SLA) define as responsabilidades de ambas as partes.
Normalmente, o cliente paga uma taxa mensal para usar o hardware e seu uso é incorporado à estrutura de taxas do fornecedor para instalação, monitoramento e manutenção do hardware.
De qualquer forma, se o hardware quebrar ou ficar desatualizado, o MSP é responsável por descomissioná-lo e substituí-lo. Dependendo dos termos do SLA, a substituição do firewall pode incluir a limpeza de dados proprietários, garantindo que o equipamento antigo foi reciclado legalmente.
O modelo de Firewall como serviço pode ser uma maneira econômica para pequenas e médias empresas terem acesso a hardware de última geração de maneira econômica.
Tecnicamente, essa abordagem reduz a carga sobre a infraestrutura de TI local e o trabalho de gerenciamento para as equipes internas de segurança cibernética.
O firewall como um serviço é uma camada de proteção entre as informações que trafegam do seu escritório de contabilidade e a Internet. Em outras palavras, ele serve como um filtro para verificar a confiabilidade do tráfego de dados que ocorre em um escritório de contabilidade.
As vantagens aumentam quando falamos de serviços financeiros, uma vez que este é o tipo de dado mais visado pelos hackers. Nesses casos, o firewall como serviço é bastante útil na prevenção de fraudes, roubo de dados e perda de privacidade.
Por que Firewall como serviço é importante para escritórios de contabilidade?
Os benefícios do firewall como serviço incluem:
Redução de custos
A adoção de Firewall como serviço reflete em despesas iniciais de capital reduzidas, permitindo que os escritórios de contabilidade mudem as alocações do orçamento de despesas de capital (CapEx) para o orçamento de despesas operacionais (OpEx), liberando assim o fluxo de caixa.
As compras de CapEx podem trazer benefícios fiscais ao longo de vários anos à medida que o valor do equipamento se deprecia, à medida que o valor amortizado é deduzido da receita tributável anual.
Por outro lado, as despesas OpEx são contabilizadas em um ano, portanto, o valor deduzido da receita – ou seja, o valor gasto com aluguel de equipamentos neste período – seria contabilizado naquele único ano.
As despesas de OpEx são geralmente mais fáceis de aprovar porque as compras de CapEx normalmente exigem várias camadas de aprovação da administração.
Obsolescência do equipamento
De forma ideal, sob o contrato de gerenciamento certo, o hardware dos clientes deve ser atualizado com equipamentos de última geração.
Se o contrato com o fornecedor não especifica a frequência com que o novo equipamento deve ser oferecido, no entanto, os clientes podem ser sobrecarregados com equipamentos desatualizados.
Manutenção programada
Tal como acontece com o leasing de automóveis, Firewall como serviço traz a vantagem de custos de manutenção e resolução de problemas integrados. Além disso, as medidas de segurança são mantidas atualizadas como parte da opção de contrato.
O impacto da violação de dados
Quando ocorre uma violação de dados, isso não significa apenas perda de dados e dinheiro, mas também pode resultar em perda de reputação.
A notícia corre rápido e nenhum escritório de contabilidade quer estar em uma situação em que tenha que explicar a seus clientes que não foram capazes de manter seus dados seguros, especialmente quando isso poderia ter sido evitado.
Com a mudança na tecnologia, os contadores realmente precisam se manter atualizados sobre as atualizações e protocolos de segurança. O maior pesadelo para qualquer empresa de contabilidade é a violação de dados, portanto, siga as melhores práticas para garantir que os dados de seus clientes estejam sempre seguros.
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Sobre a RL2
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