Com o avanço da tecnologia nos últimos 20 anos, as empresas estão evoluindo a um ritmo surpreendente. Nesse cenário altamente informatizado, a segurança de dados tem sido uma preocupação cada vez mais crítica, especialmente, para escritórios pequenos, uma vez que lidam com informações altamente sigilosas, como informações financeiras e registros fiscais de terceiros.

Desse modo, qualquer violação de dados pode ser altamente prejudicial para esses escritórios, pois afeta o prestígio da marca, impactando a captação de novos clientes e a manutenção de suas carteiras atuais. Eles também podem sofrer ações judiciais coletivas ou multas ao custo da recuperação de dados. 

Além disso, as empresas que não se protegem contra vazamento de dados podem sofrer sérias penalidades com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O estudo mostra também que 63% das pequenas e médias empresas sofreram algum incidente com vazamento de dados em 2019.

Com a atual escalada do trabalho remoto, em virtude das restrições impostas pela COVID-19, o risco de as empresas enquadradas nessa categoria sofrerem algum tipo de invasão aumentou mais ainda.

Por isso, é fundamental que os líderes de negócio em conjunto com suas equipes de TI trabalhem para incorporar soluções capazes de mitigar invasões e proteger seus dados.

Confira algumas iniciativas que ajudam os escritórios de contabilidade a garantir a segurança de dados próprios e de terceiros sob sua responsabilidade. Confira!

Proteção de Endpoint

Um endpoint é um dispositivo de computação remoto que possui comunicação (recebimento e envio de dados) com uma rede à qual está conectado. Alguns exemplos são desktops, notebooks, smartphones, tablets e servidores.

Esses terminais representam os principais pontos de entrada vulneráveis ​​para os cibercriminosos. Ou seja, os endpoints são onde os invasores executam códigos e exploram vulnerabilidades.

A LGPD tem um alcance territorial que se estende para fora do Brasil. Isso significa que você pode ter que cumprir, mesmo se sua empresa não estiver sediada no território nacional. 

Com a força de trabalho organizacional se tornando mais móvel e os usuários se conectando a recursos internos a partir de terminais externos em todo o mundo, os terminais estão cada vez mais suscetíveis a ataques cibernéticos. 

Dessa forma, a proteção eficaz do endpoint é uma obrigação para as empresas modernas.

A segurança do endpoint visa manter os terminais protegidos contra ataques maliciosos e hackers. 

Por décadas, as organizações confiaram fortemente em antivírus como meio de proteger os terminais. No entanto, esse tipo de abordagem não é mais capaz de garantir a segurança de dados diante das ameaças sofisticadas de hoje.

As soluções de segurança de endpoint modernas são menos centradas em assinaturas e muito mais em comportamento, incorporando uma ampla gama de recursos, como antivírus, proteção contra exploits, detecção e resposta de endpoint (EDR), análises e controle de dispositivo.

Ao implementar uma solução avançada de segurança de endpoint, seu escritório de contabilidade será capaz de evitar ataques de malware e exploits conhecidos e desconhecidos, incorporar automação para aliviar as cargas de trabalho da equipe de segurança e proteger e habilitar usuários sem afetar o desempenho do sistema.

Conscientização dos colaboradores sobre a importância da segurança de dados

Seus funcionários precisam ser instruídos sobre os protocolos adequados que ajudam a manter seus dados seguros.

Vale lembrar que a grande maioria dos ataques de hackers dependem de alguma ação do usuário. 

Por isso, é importante conscientizá-los sobre a importância da segurança de dados, bem como instruí-los sobre como agir diante de algum incidente ou eventos suspeitos.

Além disso, para garantir a segurança de dados é vital que seu escritório de contabilidade estabeleça políticas para definir a construção e manutenção adequadas de senhas, o uso e transporte aceitáveis ​​de ativos técnicos etc.

Treinamentos e boletins semanais são ótimas maneiras de comunicar a política e lembrar seus funcionários sobre suas responsabilidades.

Adoção da computação em nuvem

A segurança de dados hoje em dia se tornou um grande ingrediente que determina a confiabilidade e credibilidade de contadores e escritórios de contabilidade. 

Inclusive, alguns clientes consideram a segurança de dados a maior prioridade ao escolher um parceiro de contabilidade.

Um dos grandes desafios para pequenas e médias empresas, como a maioria dos escritórios de contabilidade, é implementar uma infraestrutura de TI com ferramentas modernas e eficazes para lidar com os ataques sofisticados de hoje.

Por isso, a adoção da computação em nuvem tornou-se fundamental. Ao efetuar a migração, as empresas passam a contar com a segurança oferecida pelo provedor de serviço. 

Ou seja, os dados passam a ser armazenados no data center de terceiros, que possuem a infraestrutura e os recursos necessários para garantir a proteção de dados.

Vale ressaltar que a nuvem não resolve todos os problemas. Ainda continua sendo necessário proteger a infraestrutura local e os endpoints e as aplicações na nuvem

Caso isso não aconteça, os cibercriminosos são capazes, por exemplo, de roubar as credenciais dos colaboradores e acessar os dados na nuvem sem grande dificuldade.

Soluções elementares

Soluções como software antivírus e as proteções de firewall de nível empresarial não são mais um luxo ou uma indulgência – na verdade, já não eram há muito tempo.

Mesmo adotando outras soluções voltadas à segurança de dados, como a nuvem ou plataformas de proteção de endpoint, ainda é necessário se atentar a esses detalhes para reforçar a proteção de seu escritório.

Portanto, tenha certeza de que você tem uma solução de firewall adequada e que sua assinatura de antivírus está atualizada e que você possui políticas para senhas seguras.

Serviços especializados em segurança de dados

Usualmente, os líderes de pequenas e médias empresas, como escritórios de contabilidade, acreditam que soluções sofisticadas de segurança de dados não cabem em seu orçamento.

Embora isso fosse verdade em um passado recente, hoje em dia não é mais assim. Os provedores de serviços gerenciados podem aproveitar todo o conhecimento que está aumentando a cada dia e tirar a pressão de você para acompanhar as ameaças em constante mudança.

Serviços de assessoria especializada também ajudam a capacitar a sua empresa com soluções modernas e eficazes, capazes de mitigar invasões e garantir a segurança de dados da sua empresa.

Assim, você pode se concentrar em fornecer o melhor serviço de contabilidade aos seus clientes, com a garantia de que sua segurança de que todos os dados estão protegidos.

Se você deseja implementar uma abordagem de segurança de dados eficaz sob medida para a sua empresa, entre em contato com a RL2 Soluções em TI

Nossos especialistas estão à disposição para analisar a operação da sua empresa e coordenar a implementação de soluções capazes de mitigar invasões e manter seu ambiente de TI seguro e em conformidade com os regulamentos vigentes.