Nos últimos anos, a segurança da informação passou a ser uma das preocupações centrais para empresas de todos os segmentos e tamanhos. No mercado digital de hoje, proteger os dados sensíveis é mais que uma obrigação, é uma condição essencial para garantir a continuidade dos negócios.

Um vazamento de informações confidenciais pode deteriorar a imagem de uma marca, abalar as relações com clientes e parceiros comerciais e ainda gerar uma série de perdas financeiras.

Para você ter uma ideia, segundo dados divulgados pela IBM Security, o prejuízo total médio global de um vazamento de dados em 2020  é de US$ 3,86 milhões.

Além disso, o surgimento de regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acrescentou uma camada extra de urgência à necessidade de todas as empresas implementarem medidas concretas para garantir a segurança de suas informações sigilosas.

No entanto, nem todos os dados são iguais. Consequentemente, nem todos necessitam contar com o mesmo grau de proteção.

Assim, para que as organizações organizem seus recursos de segurança da informação de maneira eficaz, é preciso identificar seus dados sensíveis, compreender seu valor e ser claro sobre o que é necessário para mantê-los seguros.

A seguir, você poderá entender melhor o que configura dados sensíveis, como eles impactam sua empresa e o que pode ser feito para protegê-los. Confira!

O que são dados sensíveis?

De forma genérica, os dados sensíveis podem ser definidos como informações que devem ser protegidas contra acesso não autorizado.

Em outras palavras, são informações que sua organização precisa proteger para atender requisitos éticos, estratégicos e/ou legais por comprometer a privacidade pessoal, segredos comerciais e outras informações críticas.

Uma das bases para determinar o nível de sensibilidade dos dados é pensar sobre como a perda da confidencialidade, integridade ou disponibilidade dessas informações impactaria sua organização.

Qual o real impacto dos dados sensíveis na sua empresa?

Assim como uma frota de caminhões é um ativo crítico para uma empresa de transporte, todas as organizações hoje armazenam informações essenciais para as operações diárias.

Logo, você precisa operacionalizar uma mudança de mentalidade que forneça ROI e proteja os dados confidenciais que impulsionam seus negócios.

Embora as obrigações de conformidade e a legislação de privacidade exijam que algumas informações sejam priorizadas por estratégias de segurança da informação, elas são apenas o começo.

Por exemplo, para uma empresa do setor da saúde não basta apenas ter todos os dados de seus pacientes efetivamente protegidos. Ela também precisa garantir a segurança de seus dados de pesquisa, visto que eles podem apoiar o pedido de patente e tem grande potencial para gerar receita.

Se você deseja obter ROI de seus gastos com segurança da informação, precisa entender seus dados em um nível mais profundo para que possa atribuir um valor a eles. 

Como proteger os dados sensíveis de sua empresa?

Agora que você já sabe o que são dados sensíveis e como eles impactam sua empresa, chegou a hora de descobrir como protegê-los de forma efetiva. Confira!

Identifique todos os dados sensíveis

A primeira etapa é identificar e agrupar todos os dados com base em sua sensibilidade. Isso pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. 

O processo de localização de dados sensíveis é constante e está em constante mudança. Seja como for, as organizações devem ser capazes de identificar dados que sejam relevantes de acordo com os regulamentos e sua atividade operacional.

Crie uma política robusta para lidar com dados confidenciais

Sua organização precisa segregar com precisão seus dados sensíveis e não sensíveis para delinear um processo estrito de tratamento de informações importantes. 

Os dados corporativos podem ser classificados em públicos, privados e restritos, e as medidas de segurança podem ser aplicadas em conformidade com o grau de sensibilidade. 

Embora os dados públicos exijam segurança mínima, os dados privados precisam ser tratados com cautela. No caso de dados sensíveis, até mesmo os funcionários devem ter acesso apenas com base na necessidade.

Nesse sentido, é importante que sua empresa implemente políticas na medida certa, a ponto de garantir a proteção e garantir a conformidade com os regulamentos pertinentes.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado para não implementar regras genéricas e indiscriminadas que podem atrapalhar a experiência dos usuários e prejudicar a produtividade dos colaboradores.

Invista na criptografia de dados

A criptografia aborda vulnerabilidades comuns de proteção de dados na economia global de hoje: uso de sistemas de armazenamento em nuvem, uma força de trabalho sempre em movimento e o aumento do trabalho remoto. 

Com os dados sensíveis frequentemente deixando a segurança das redes locais da empresa, a criptografia garante que, em caso de roubo ou perda, eles fiquem inacessíveis a terceiros.

Implemente uma solução de Data Loss Prevention (DLP)

O DLP é um conjunto de ferramentas e processos usados ​​para garantir que dados sensíveis não sejam perdidos, usados ​​indevidamente ou acessados ​​por usuários não autorizados.

Os melhores softwares de DLP ajudam na classificação de dados regulamentados, confidenciais e críticos para os negócios e identificam violações de políticas definidas por organizações. Eles ainda permitem a implementação de um pacote de políticas predefinido, normalmente orientado por conformidade regulamentar, como o GDPR.

Quando tentativas de violações são identificadas, o DLP reforça a correção com alertas, criptografia e outras ações de proteção para evitar que os usuários finais compartilhem dados sensíveis acidental ou maliciosamente.

As soluções de DLP monitoram e controlam atividades de endpoint, filtram fluxos de dados em redes corporativas e monitoram dados na nuvem para proteger os dados em repouso, em movimento e em uso. 

Você ainda tem acesso a relatórios para atender aos requisitos de conformidade e auditoria e identificar áreas de fraqueza e anomalias para análise forense e resposta a incidentes.

Agora você já sabe como os dados sensíveis impactam na operação de sua empresa e algumas das principais soluções para garantir a proteção dessas informações.

Entre em contato com a RL2 e saiba como podemos ajudar a sua empresa a manter os dados sensíveis sempre protegidos contra todo tipo de ameaça.